domingo, 22 de março de 2009

O Panzon


Tenho uma mania de escrever as coisas somente depois que elas acontecem, e não durante o acontecimento, mas enfim, hoje vou falar sobre uma pessoa fantástica que passou por aqui, o Edgar, vulgo Panzon.


Já tinha mostrado Edgar uma vez aqui no blog (As pessoas), tinha achado ele muito gente boa, mas não sabia que ele iria marcar tanto esta trip. Ele é mexicano, estudamos juntos na mesma escola e depois ele veio morar com a gente aqui por mais ou menos um mês.


As nossas saídas foram fantásticas, ele gostava muito de uma balada latina chamada Momentos, e de vez em quando nos forçava a ir, queria sair o tempo todo, mas o meu dinheiro não acompanhava a sua empolgação.


Mas não só de festas se faz um amigo, o cara é muito gente boa, é a pessoa mais desprendida que eu já conheci na minha vida.


Foi muito bom ter tido ele como roommate, pois pude conhecer e viver um pouco da cultura mexicana. Nesta foto, por exemplo, eu de Pink Panther, para quem não sabe a tal da Lucha Libre é muito popular no México, eles lutam com mascaras e fantasias, bem interessante. O que me rendeu um apelido também.


O último dia da família Dundas Street West reunida, Lucas, Diderot, Victor, Edgar, Eu e Giuliano abaixado, último porque esta foto foi tirada na festa de despedida do Edgar e do Giuliano, maluco muito gente boa também.


Meu espanhol é muito pobre, dai queria colocar um apelido nele, xingá-lo de alguma forma, mas não sabia como, dai lembrei do filme Frida Kahlo, em que ela chamava o seu marido de Panzon, que significa barrigudo, gordo, sei lá, meio depreciativo para eles, já que eles prezam muito por um bom corpo, e Edgar não é diferente, ele ia para academia mesmo quando fazia -20 graus.


Bons momentos com o Panzon, e duas promessas: Uma de conhecer o Mexico City e outra de conhecer Maceió. Torcer para que as duas dêem certo, pois com certeza ele vai fazer falta.

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Saint Patrick's Day


Vocês devem se lembrar do Saint Patrick, aquele santo que muitos relacionam a um duende, que dá sorte, dinheiro, o do trevo e coisas do gênero. Isto ocorre pois desde criança comemos a cultura enlatada norte-americana, o que nos faz um pouco parte de muita coisa que eu vejo por aqui, muitas vezes nem tudo é tanta novidade.


É um feriado comemorado no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e mais alguns outros países que receberam muita influência da Irlanda. Assim como o carnaval, é originado da igreja católica e não tem muita explicação, sei lá, a igreja é tão tradicional e sensata, chegando a proibir o uso da camisinha (isto foi uma sátira), e as festas derivadas dela sempre são tão irreverentes e insanas.

É comemorado hoje, dia 17 de março, e nestes países ocorre a tal da Saint Patrick Parade, mais ou menos como parada gay ou desfile de escolas de samba, em que eles aproveitam para mostrar um pouco da cultura do Reino Unido. Como por exemplo, as famosas Kilts, estas saias de xadrez, que alguns usam por aqui, e a Bagpipe, gaita de fole, que tem um som fantástico!


Mas eles fazem mais apologia à cultura irlandesa, como os famosos pub's que tem por aqui, tudo bem que esta parede é um pouco de merchandising, propaganda em tudo que é de lugar.


A cerveja irlandesa, que só pode mesmo ficar na fantasia, pois como tinha dito, beber na rua aqui é proibido, então toda esta festa foi sem uma única gota de álcool. Mas a festa ainda não acabou, e hoje à noite os pub's e baladas estarão lotado vendendo cerveja verde.


Os ônibus ingleses. Este tinha uma faixa bajulando o Obama. E foi o que não faltou por aqui, puxação de saco do Obama.


O povo que participa da parada realmente se diverte, sem álcool, todos bem empolgados, mas já não posso dizer nada em relação às outras drogas, hehe. E a diversão é para todas as idades, dos mais novos...


...aos mais velhos, todos sempre tentando demonstrar um pouquinho da sua cultura, com carros alegóricos, fantasias, etc.


Como tinha falado, a bajulação, o mané estava andando neste carro, como hino dos US tocando, todos acenando para ele e ele dizendo: "Yes, we can!".


Eles realmente incorporam a festa e as pessoas adoram ir assistir, o percurso foi imenso e estava lotado. Na verdade a parada aconteceu no ultimo domingo, mas o Saint Patrick's Day mesmo é hoje, terça-feira.


E em um país completamente permeado pela cultura oriental como o Canadá, ela não podia faltar na parada. Na verdade não só oriental, esta parada foi um mix de cultura dos mais diversos pontos do globo. Muito interessante mesmo!


Não podia deixar de registrar isto, logo atrás do ultimo grupo do desfile, vieram vários carros para poder lavar a rua, uns carros pequenos sugando o lixo, uns catadores e outros carros maiores como este para esfregar o chão e retirar o resto da sujeira, pura tecnologia! Impressionante como ainda me impressiono com estas besteiras.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O trote


É comum andar por aqui e ver loucuras no meio da rua, o chato é que a loucura passou a ser normal na minha vida, o que torna difícil hoje distinguir entre o que é louco e o que é normal, inclusive o meu “termômetro” sobre a minha sanidade se foi, se é que isto importa. Mas não é sobre isto que eu vou falar hoje.


Estava indo ao Eaton Centre acompanhar Edgar, o mexicano que mora comigo, ele precisava comprar alguns presentes para família e coisas do gênero, então quando menos espero, em um dos mais famosos cruzamentos de Toronto, Dundas com Yonge, encontro o pessoal da Ryerson University fazendo um trote com os novatos.

Mas como eles são maus! Forçar estes pobres calouros a andar seminus pela rua, em uma das regiões mais movimentadas da cidade. Pensa bem, a vergonha chega a ser suprida pelo frio, ou o frio pela vergonha, imagina andar seminu a -5 graus!


O mínimo que eu poderia fazer para ajudar estas pessoas era tirar fotos destes corpos canadenses sarados e bronzeados. A zorra era total, dançavam “macarena”, tinha que pagar prendas, berrar, sacanagem pura!


Alguns deles tinham o corpo pintado, com dizeres horríveis, mas até que bem criativos. E o melhor, eles não pareciam muito preocupados com o que estava acontecendo, na verdade eles estavam bem a vontade e felizes. Realização, talvez esta seja a palavra.

Fazer universidade por aqui é muito difícil, muito caro, diferente do Brasil, que tem excelentes universidades, uma delas inclusive na lista das 100 melhores universidades do mundo, e é de graça! Atenção na banana! Bem sugestivo...

Sempre tem que ter um para bater os recordes das ridicularidades! Para mim, o campeão!
E ai Valber, boa sorte lá em Vancouver, vamos se encontrar antes de você ir. Doutora Marcela, eu jamais em toda a minha vida reclamaria da coleta seletiva, nossa, 1000 são as vantagens, o que o eu quis dizer é que odeio por o lixo para fora, principalmente o lixo orgânico, e como sou um pouco preguiçoso, deixo o lixo acumular, o que faz feder! Você me conhece, sabe das minhas origens ambientalistas.


Rê, você não tem noção, acho que foi o dia que eu mais queria um banheiro na minha vida, estava realmente passando mal! Mas deu certo. E para você também Dyego, não estou mudado, ao menos quanto à questão ambientalista, ela só tem se fortalecido em mim, espero que tenha deixado claro o que eu quis dizer, e eu queria fazer xixi, se fosse o numero dois, com certeza teria me melado todo, porque não tinha um único lugar em que eu pudesse fazer. Espero que o “Teatro” tenha sido “Mágico”...

quinta-feira, 5 de março de 2009

A resposta 5



Coisa que eu odeio fazer por aqui. Toronto tem coleta seletiva, então temos que separar o lixo orgânico, fede muito, mas como tudo, com o tempo você se acostuma.

Para todos: Não estou magro, é que a D60 é uma maquina muito boa, então ela contribui para emagrecer as pessoas, já que o padrão mundial de beleza da atualidade é o magro, e ainda tem também o cabelo, que está um pouco grande, daí dá esta ilusão de ótica da magreza, mas estou bem gordinho! Oi Rê, que bom que deu tudo certo, mais um mês e eu poderei te mostrar Toronto sem ser pelo blog.


Coisa que eu amo fazer por aqui. É muito gostoso eternizar um pouco do que eu vejo e sinto, tenho estudado e aprendido bastante fotografia por aqui.

Nandinha vamos sim para Salvador! Estou louco para curtir um bom carnaval. Que bom saber Dunga que fiz falta, próximo carnaval passaremos juntos, e vou te ajudar na escolha de um novo vestido! Não vou fazer nada demais com as fotos Luli, apenas queria guardar, ainda vou querer passar o escâner nelas, e é exagero da sua hostmother, já comi na Chinatown e estou vivo.

Coisa que vejo todos os dias por aqui. Cenário branco, apenas neve e árvores sem folhas, pena que tudo está começando a modificar.

Pow Lila, que música! Já conhecia esta tal de “cu duro”, meu irmão fez sucesso com a dança que ele inventou para esta música maravilhosa, e também fiquei sabendo de outra música, a “Rala a Xana no Asfalto”, ainda estou refletindo para saber qual é a pior. Mas por aqui também fazem sucesso músicas ridículas, como “What what in the butt” (http://www.youtube.com/watch?v=fbGkxcY7YFU), e seguindo os passos do meu irmão terminei criando uma dancinha para esta música também, bastante aclamada aqui em Toronto, mas no dia do vídeo não estava muito afim de dançar, pois estava morrendo de vontade de ir ao banheiro, no metrô não existe e se a policia ver prende, mas ASSISTAM, já dá para sentir o clima: http://www.youtube.com/watch?v=hC-llXkQhhY .




Coisa que eu nunca vejo por aqui. Quinze graus positivos no meio do inverno torontiano! Ainda dizem que o aquecimento global é balela.

Mãe, não diz isto "Aki ñ foi taum diferente ñ!", aí estava fazendo 25 graus e aqui -25 com snowstorm. Adorei ter ficado no seu colo por alguns momentos. Pois é Marcela, sei que tudo vai valer a pena! Pow Dyego estes maloqueiros são f..., aqui eu ando com a D60 de madrugada pela rua e tudo de boa. Depois explico qual é a da Spidina, vou tentar gravar para mostrar, e quanto ao snow, a temporada acaba no final deste mês, posso mandar o número da conta? E é lógico que eu amo vocês!


Coisa mais impressionante que eu encontrei por aqui. Guarina sendo vendida no Wal Mart, é verdade que se encontra de tudo em supermercados especializados em produtos brasileiros, mas no Wal Mart!

Diogo, estou magro, mas também não exagera. Talmir a loja daqui tem vários e vários modelos de Godin, dos mais toscos aos mais irados, inclusive tem uma outra marca feita pela Godin, tipo mais popular que também é bem legal e mais barata, quanto a marca de bateria ou percussão eu não sei, mas você pode encontrar de tudo por aqui, e aqui precisa de percussionistas, isto sim! E como você bem falou, as águas de março também estão rolando, o que me deixa muito triste, pois deixei de fazer muita brincadeira de menino amarelo na neve. Mas não preciso me lamentar, aquecimento global está aí, mas ainda tenho alguns bons poucos anos para aproveitar o restinho da neve!

A little help from my friends




Das outras vezes me fez presente de coração, mas desta vez foi mais do que isto, acredito que a arte tem corpo e alma, desta vez me fez presente de corpo, está bem, só de rosto, mas que rosto! Tia Zé o Museu do Louvre está perdendo obras fantásticas...


Quanta puta feia! Perdoem-me, mas realmente faltou uma pessoa como eu para deixar o cenário mais bonito, próximo ano irei colorir este bloco. E Dunga, que brega! Não sabe que não se deve repetir vestido em ocasiões especiais? Estou de onda, todas vocês estão lindas!


Sempre sonhei em ter uma irmã, mas com uma irmã devassa como esta teria ataques cardíacos diários. Saudades de toda a family!


Humm, a cunhadinha não resistiu? Parabéns Seu Paulo e Dona Teresa, fizeram três filhas lindas! E Dyegão, a velha piada, se nenhuma der certo, ainda tenha esperança!


Agradeço Dentinho por ter me acompanhado o bloco todo, mas não vem deste jeito não, não sou tão fácil assim!


Impressionante como tenho orgulho deste cara, um dos motivos porque ele representa a essência da liberdade de espírito!
Bom, postei estas fotos para agradecer porque vocês me fizeram presente, o que significa que sou importante para vocês, o que me deixa muito feliz! Pois todos vocês são igualmente importantes por aqui. Amo esta força que vocês mandam, todas as manifestações de carinho, como os comentários no blog, desejos de retorno, de conversar comigo, de viajar comigo, a exemplo de Dé e Lila, que perdoem-me por não poder acompanhar vocês nesta trip, mas haverá outras. Obrigados por tudo meus amigos! Nestas horas que a gente menciona conversas bobas e sentimentalistas de que distância e o tempo pouco importam quando se tem amigos de verdade.

quarta-feira, 4 de março de 2009

A Chinatown


Em Toronto se pode dar a volta ao mundo sem sair da cidade, mas este é mais do que um lugar para se visitar, é um verdadeiro exercício espiritual do rafamerianismo. Chinatown fica na Sssssspadiiiiina Avenue (depois explico o stress na palavra), trata-se de um ótimo lugar para se fazer compras, na verdade é uma porcaria, mas pessoas como eu insistem em viver por lá.


Uma coisa que vi é que todas as grandes cidades tem uma Chinatown, como New York e Washington, esta bem só estive nestas, mas achei bem fraquinha as de lá, nenhuma tem tanta influencia e é tão grande. É a máxima expressão de que a China vai dominar o mundo, colocando pequenos quartéis generais ao redor de todo o planeta. Porque não resolvi aprender mandarim.

Para dizer a verdade acho que em Toronto tem mais chineses do que na China. Meu senso de humor melhora a cada dia. Bom, mas ao menos mais chineses do que torontianos isto sim é (quase) verdade! Todo mundo aqui nesta cidade tem o olho puxado.


Na Chinatown se vende de tudo! De tudo mesmo! De frutas, verduras até eletrônicos por preços bem mais em conta, mas nem sempre. Em uma das minhas 1000 passadas por lá encontrei pitomba! Fiquei louco para comprar, mais por 2 dólares, achei melhor esperar voltar para o Brasil.


Eles vendem umas coisas muito nojentas também, uns animais pelas ruas, porcos inteiro na vitrine, uns peixes secos, um mau cheiro só.


O bom é que se pode encontrar produtos originalíssimos e de qualidades! Na verdade eu posso elencar a quantidade de coisas que foram compradas por lá e depois do primeiro uso teve que ir para o lixo. Lembram a calça do snowboarding? Rasgou quando eu estava me aquecendo! Esta é a razão do mandamento Dyego!


Mas não deixa de ser legal ir lá, ver os chineses brigando em chinês, pratos de comida imensos por 4 dólares, propagandas incompreensíveis, algumas lojas não tem sequer uma única palavra em inglês, tudo em caractere chinês, eletrônicos refurshibed, etc.


Olha só a bagatela... Tenham certeza que se sair algum presente desta viagem para vocês, que eu acho muito difícil, será da Chinatown, pois dólar é caro!

Tristes cenas encontradas pelos países de primeiro mundo, pedintes! Nossa, acho muito legal isto, tanta gente fala tão mal do nosso país, mas eu encontrei muitos pedintes por aqui, inclusive alguns abusados e invasivos. Ao menos pouquíssimos começaram a roubar e ainda tem olhos puxados.

E é com esta paisagem bucólica deste pequeno pedaço do tão gigante mundo chinês que eu me despeço de vocês. Peço desculpas pela demora do novo post, mas estava com problemas com a internet e o tempo esta bem apertado por aqui. Saudades de todos e depois faço um post respondendo um a um, adorei os comentários do carnaval.