domingo, 30 de novembro de 2008

A festa brasileira



No Madison Pub conhecemos uns brasileiros e eles falaram sobre uma festa brasileira que iria ocorrer em um club daqui de Toronto, na verdade acontece todas as quintas, ficamos curiosos e resolvemos ir para ver qual era. Fomos quase os primeiros, ficamos alguns bons minutos esperando na porta, até que entramos. O nome do lugar é Manas, não tao bonito, parece mais um soton mal acabado, então esperei para ver.
Descobri que la eu posso ser mais um pouco feliz, la você pode comprar um balde cheio de cerveja por CAD 10,00, que da para mais ou menos 5 copos, então, eu posso beber em Toronto, e a cerveja era gelada, foi quando comecei a acreditar que a festa era bem brasileira.
Então a mulher que vendia cerveja falava português, o segurança e a mulher que guardava os casacos (CAD 2,00) também, o DJ também era brasileiro e anunciou uma feijoada de graça para todos, e por fim, ele começa a tocar "Chupa que é de uva" e coisas do gênero, foi quando pensei: Estou no Brasil!



Isto é apenas o começo, em pouco tempo começou a tocar uma banda de pagode, Simpatia, tocando as mais fúnebres musicas de pagode, tocou ate aquela "Toca o som ai que eu vou mais apaixonar, hoje eu só quero e beijar", só faltou o "Pa-go-la-da"! Vocês fariam sucesso aqui! Mas foi tudo muito engraçado, fiz até alguns filmes com a câmera com a musica "Beber, cair, levantar" e outras, ainda mais quando tínhamos como dançarino o Mus, o turco lembram? Então, tentava traduzir as musicas para ele e ele ia dançando, imitando o pessoal e coisas do tipo, muitas vezes ele me perguntava o que fazer e eu dizia: Just, Jumping!



Esta foto acima por exemplo é o tal do Matrix na fantástica Dança do Quadrado. 80% da balada é de brasileiros, mais tem muitas pessoas de outros países também, e todos eles adoram a atual musica popular brasileira, talvez deve ser porque não conseguem entender. Mas no final a qualidade sonora melhorou, saiu Pára-lamas do Sucesso, Tim Maia, muito legal. A grande verdade é que o Brasil é pop por aqui, o pouco tempo que estou aqui percebi que ser brasileiro é estar na moda, mas quase todos ainda pedem para que ensinemos um pouco de espanhol para eles, quanta ignorância!





O final é que foi assustador e engraçado, como falei o metro para 2hs, e se você tiver dentro do metro, ele para de qualquer jeito, e você tem que descer e se virar para ir para casa, então quando deu 1hs fomos embora, mas tinha uma fila enorme para sair e ainda tínhamos que pegar um ônibus para o metro, desistimos do ônibus, fomos praticamente correndo para a estação, morrendo de medo de perder o ultimo metro, mas conseguimos, e deu tudo certo! Este outro novo cara é da Arabia Saudita, que bebeu pela primeira vez na vida. Bem vindo a Toronto!

A primeira saída


Madison Pub, é o nome do lugar, primeira e decepcionante saída, foi até legal, alias, foi muito legal, mas ta vendo este lindo copão de cerveja (eu sei que é copázio), custou nada mais nada menos do que CAD 6,00, o equivalente a R$ 12,00, coisa de louco! E o pior, aqui o pessoal não toma cerveja muito gelada. Mas valeu a pena, estava com saudade, afinal, minha ultima breja de verdade já iria completar uma semana, e também o ambiente é agradável, lembra aqueles filmes, alias, aqui tudo lembra um filme.
Já tinha apresentado alguns amigos, mas ainda não apresentei outro bom amigo que fiz na escola, o Muslun, ou apenas Mus, mais fácil, ele é turco, muito legal, as vezes me faz lembrar o Baiano, ele esta sempre acompanhando a gente, estou ensinando algumas coisas em português, como Como vai você? Viado! Caralho e outras coisas do tipo, e as vezes ele diz que e brasileiro, e ate que parece mesmo!
Todos sabem do meu vicio pela sinuca, hahaha. Na verdade quis entrar no clima de uma típica pub aqui de Toronto, então resolvi jogar. Derrubei duas vezes a bola branca, e apenas consegui derrubar uma bola, a culpa não foi minha, o taco era muito leve e o buraco muito grande, hummm, um compensa o outro, quer dizer, eu não sei jogar mesmo! Mas o Victor salvou o Brasil e ele ganhou do turco, Brasil 1, Turquia 0.


Falando em Brasil, aqui tudo é Brasil, e tudo que vem do Brasil soa bem, eles sempre colocam nas propagadas algo sobre o Brasil, como se fosse um bom marketing, então sempre mostrarei a vocês quando encontrar algo sobre o Brasil.


Bom, nem tudo é perfeito, aqui em Toronto nos fazemos algumas coisas tidas como "coisas de pobre" no Brasil, ou seja, não temos carro, e sempre pegamos transporte publico, a nossa sorte é que o metro é muito bom para nos, mas também nem tanto, pois ele fecha 2hs da manha, então temos que sair cedo das "baladas", pois o transporte a noite é bem complicado. E ai estamos nos em uma estação esperando o metro para ir para casa depois do pub.

O primeiro dia de aula, os primeiros amigos, as primeiras compras...


Eu sei, eu sei, muito tempo sem atualizar, prometo que não vai acontecer sempre, mas ultimamente meus dias foram bem agitados, ou seja, muito post para fazer. Antes de começar preciso que vocês saibam que eu não esqueci o bom português, não que o meu seja perfeito, mas também não é tao ruim, acontece que o teclado é inglês, não tem acento, o Windows também é inglês, não tem correção, então é bem difícil escrever tudo certinho. Mas, para a alegria geral da nação, Dunga arrumou um site que me ajuda, não corrige automaticamente, mas sugere, então, eu posso colocar a acentuação, de algumas palavras, pois ele não é perfeito e da o maior trabalho, desta forma, paciência, gente, paciência!Mas vamos ao que interessa, segunda-feira passada, pois o blog esta desatualizado, foi o primeiro dia de aula, fiquei meio perdido mais uma vez e cheguei atrasadíssimo, mas bom, sou brasileiro, e eles já estão acostumados com isto e não levei bronca. O primeiro dia foi só para fazer testes de nivelamento, para saber qual o nível, qual a principal necessidade, fiquei no nível intermediário, não fui tao mal, de 1 a 4 fiquei em 3, e estou fazendo aulas de habilidades de comunicação e pronunciação, o mal de todo brasileiro!
Mas foi tudo legal, e foi nessa ocasião que eu conheci os primeiros amigos, e logico que não poderia ser de outra nacionalidade, são brasileiros! Parece que brasileiro tem cheiro, sempre que vejo um descubro logo, e parece também que as nacionalidades tem algum tipo de atracão, pois todo mundo termina ficando com as pessoas dos seus países, ficando no bom sentido.
Por ordem temos Bruna, Rio Grande do Sul, Eu, Alagoas, Liz, Bahia, Adriana, São Paulo, Victor, Bahia, e Clai, Sai Paulo.


Tudo terminou cedo, então todos estavam precisando de coisas para comprar, pois o frio era pior do que imaginávamos, se bem que desde segunda esta fazendo calor, media de 0 a 3 graus positivos. Mas fomos todos ao Eaton Center. Chegando la algumas pessoas que não convém dizer o nome fizeram uma festa de compras, mas eu não fiz não, vocês me conhecem, pois o Eaton é uma especie de Shopping Iguatemi de São Paulo, ou do Passeio Stella Maris em Maceió.


La e muito bonito, faz parte do Path, que é a cidade subterrânea, mas também tem uma parte na superfície, e simplesmente animal o tamanho, aqui os pernambucanos que tem mania de grandeza com certeza pensariam duas vezes diante das suas "maiores obras do mundo". E além de tudo muito grande, é tudo muito bonito, bem decorado, impressionante mesmo!


O Eaton Center fica em frente ao Dundas Square, e uma especie de Times Square de New York, cheia de telões, luzes, lojas, cassinos, teatros, bem legal a noite por la.


Mas gente, aqui nada da para mim, mas eu descobri um lugar bem legal, não tao longe daqui, Chinatown, la si e meu paraíso de compras, depois eu destino um post para ele. Acho que o portuguese ficou maes bem iscrivido, naum?

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O primeiro dia



Este sou eu! Quem vos escreve! Ah, ate parece que alguem mais le este blog, mas bom, estavam cobrando fotos minhas, entao aqui vao elas. Meu primeiro dia foi FRIO!!! Apenas uma frase em ingles me vinha a cabeca: I'm freezing!!! Mas foi bem legal, conheci minha hostfamily, na verdade apenas a minha hostmother, ela e asiatica, creio que Koreana, depois eu pergunto a ela. Mas a historia nao comecou assim, tudo comecou quando estava chegando no meu transfers e nao tinha ninguem para me receber em casa, entao batemos a porta durante varios minutos, isto a -7 graus, cheio de curiosidades na cabeca e nada, ate que o Tio Caribenho, que e bem grande, deu umas boas porradas na porta e alguem venho abrir a porta, um estudante Turco! Ele tentou dizer o seu nome, tentei falar varias vezes, ate que ele desistiu e disse para chama-lo apenas de King. Nao sei o porque, e nem perguntei. Ele me serviu uma pizza cheia de gororoba, mas eu estava morrendo de fome, pois nao se voces nao se lembram, o amendoin no aviao era pago, e Dan e gastar dinheiro nao combinam! Entao encarei de qualquer jeito, e ate que era bem gostosa! Entao fiquei aguardando a minha hostmother... Nao quero entrar em detalhes agora, para o post nao ficar muito grande, depois eu falo dos outros estudantes e da minha hostfamily.


Estava ancioso para fazer algumas ligacoes, entao perguntei onde era o lugar e fui la, feliz da vida, a -7 graus, me achando o maximo com a fumaca saindo pela boca, cheio de casaco, procurar um cartao e um telefone publico. Nossa, esta novela so foi terminar no outro dia, andei mais de uma hora, me perdi, fiquei desesperado, nao sabia o que fazer, a unica coisa que eu pensava era o quanto eu era imbecil!!! Vejam a minha cara de assustado! Mas entao consegui voltar para casa e resolvi apenas fazer a ligacao no outro dia.



Este ja foi o segundo dia, desisti do sobretudo, a jaqueta da Nike e melhor. Neste dia o googlemaps me ajudou, e tambem uma bussula que ganhei, foi de grande ajuda, consegui sair e encontrar tudo o que eu queria. E por causa da minha ignorancia gastei 6 CAD p fazer umas ligacao de 10 minutos. Bom gente, MSN tambem e legal, voces nao acham?

A primeira impressao

Ai esta Toronto! Minha casa durante os proximos 3 meses. Nossa, e muito grande, visto de cima principalmente. Como New York possui uma regiao de concentracao dos grandes predios, confore voce pode ver la no fundo, e ao redor muitas casas pequenas. Tudo isto que esta branco e neve sim. Bom segundo o wikipedia "Toronto é a maior cidade do Canada, e a capital da província de Ontario. Situa-se na margem norte do Lago Ontario. A cidade de Toronto propriamente dita possui aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, com 6,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Aproximadamente um terço da população canadense vive dentro de um raio de 160 quilômetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais dinâmicas da America do Norte, atraindo milhares de imigrantes anualmente, desde a decada de 1850. Seus habitantes são chamados de torontonianos".

"Em janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do Canadá. Toronto possui um dos melhores padrões de vida da América do Norte, sendo considerada por muitos como uma das melhores metrópoles do mundo para se viver. Toronto é uma das cidades mais seguras do continente americano - sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer grande cidade americana, e uma das menores do Canadá". Esta vendo mae, nao precisa de preocupar!


Tinham me falado que Toronto era bastante cosmopolita, mas tambem chamavam Sao Paulo de cosmopolita, mas nossa, aqui dificilmente voce consegue bater com um Torontoniano puro. Assim que cheguei passei pela imigracao, fiquei um pouco nevorso, levei um fora do oficial, mas ate que ele foi gente boa, e deu tudo certo! Fiquei na expectativa de ter o carinha la do transfers com o meu nome no papel, para poder tirar foto, mas ele chegou uns 5 minutos atrasado, dai nem teve muita graca. Mas ele era muito legal, me mostrou um pouco da cidade, do centro, me deu umas dicas. Era um senhor caribenho, que ja morava em Toronto ha mais de 40 anos. Ele esqueceu a agua dentro do carro, dai pedrou! Entao, esta foi a minha primeira impressao!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O Caminho



Bom, e com este ai que eu inicio a minha jornada. Nossa, que aflicao! Talvez um dia eu entre em um aviao e nao pense em nada explodindo, avioes se chocando, caindo uma asa, radar falhando, piloto morrendo, terroristas sequestrando, ainda mais quando se fala em New York!


Pois e gente: New York! Big Apple! Fiz uma conexao por la, para chegar em Toronto, consegui nesta bricadeirinha diminuir o preco da passagem pela metade, foi uma grande escolha! E o aviao era bem legal, com telinha touch screen individual, com filmes, jogos, musicas e muito mais. E ainda de quebra pude pisar em solo americano, aproveitei para sair e ver como era -5 graus, descobri que a minha geladeira e menos fria.


Depois peguei um voo em um tal de American Eagle, da American Airlines, e uma especie de Fokker 100 da Tam, aquele mesmo que explodiu umas 15 vezes. Entao imaginem como estava a minha cabeca, a 1000 por hora! Entao, mais uma vez nao consegui pensar no que estava fazendo, mas pude dormir, nossa, como eu dormi. E para aqueles que reclamam da Gol, com o seu amendoin, neste voo, NY-TORONTO, o amendoin custava U$ 3,00, deram apenas coca-cola.
Ah, nao posso deixar de comentar, conheci uma pessoa super legal que trabalha no metro de Sao Paulo, estava indo a turismo para New York, seu nome era Cecilia, e teve que aturar o meu medo durante algumas horas, ate eu dormir.

domingo, 23 de novembro de 2008

Alguma coisa acontece com o meu coracao


Ah Sampa, adoro esta cidade! E tanta cultura quanto predios. Sempre dou um jeito de poder passar uns dias por Sao Paulo, e desta vez nao foi diferente, arrumei uma conexao de, pasmem, 2 dias, como assim? O voo estava marcado para o dia 21, as 23:25min, entao consegui um voo no dia 20, chegando pela manha cedinho, para poder passar 2 dias, me despedindo dos meus queridos pseudo paulistanos e de sampa.
Mais uma vez fui para a casa da Luli, saimos a noite para um lugar relativamente caro, de comida sem graca, e chopp de espuma, um tal de Original, ambiente agradavel, mas nada paga o lugar, mas tudo bem, para a minha amiga sair e gastar pouco nao vale a pena, nao e lolita? Mas ate que foi legal, aproveitei para rever a Blaudinete e conhecer o meu xara, seu namorado.
Mas a minha realidade esta logo abaixo, 25 de marco, huummm, aqui sim eu posso ser eu! KKKkkk


E mais uma vez: Despedida no aeroporto! Uma vez ate que deu para aguentar, mas duas pesa. Confesso que fiquei um pouco assustado, com um no no coracao, talvez fosse melhor ter ido so, pois foi ai que percebi o que estava fazendo: Quase 8 meses sozinho! Mas este eh o meu sonho, tomei um folego e fui para o aviao.

O Adeus



Dia 20 de novembro de 2008, mais especificamente, 2 e 40min da madrugada, foi quando comecou a minha historia, neste momento poucos e bons estavam presentes para poder dizer adeus. Ate entao ainda nao tinha pensado em tudo o que estava acontecendo, ou o que iria acontecer, ainda nao tinha caido na realidade, tinha tantas coisas para resolver no Brasil, pessoas para me despedir, cadernetas para terminar, processos para organizar, mala para arrumar, mais parecia que iria apenas passar um feriado fora de casa. Tanto que nem me despedi direito, aproveito para pedir desculpas pelas pressas com que foi o aeroporto, e agradecer a todos os que foram, e os que de alguma forma se esforcaram para me ver nas ultimas semanas. Para os criticos, sei que a foto nao esta boa, mas nao foi eu quem tirou, entao vou trabalhar com o que eu tenho. Bom, no aviao e em sampa eu penso um pouco mais...